Encontro íntimo

Bem vindo!

Este é um espaço para falarmos sobre assuntos que raramente são tratados em público e que considero necessários para uma vida saudável e alegre. Espero que você seja edificado e também se divirta!
Obrigada por sua visita!

Home . Artigos . Diversos . Preocupação com o outro, mesmo mais distante

Artigos

Preocupação com o outro, mesmo mais distante

Quando falamos em amar o próximo, geralmente pensamos nos familiares, até aí, estamos corretíssimos, ou pessoas carentes. Até aí, também, agimos corretamente. Contudo, chegou a hora de nos deslocarmos dos mais próximos e pensarmos nos próximos mais longe, isto é, as próximas gerações.

Muitos não tem se importado com o futuro do nosso planeta porque acham que a devastação ainda está muito longe de acontecer. Contudo, desde 2007 que a terra não tem mais condições de repor 50% dos recursos naturais que o ser humano utiliza. Isto é, necessitamos de uma terra e meia para a natureza ser recomposta. No ano de 2030, se continuarmos alheios à necessidade de reciclagem, de utilizar o nosso planeta aleatoriamente sem nos importarmos com o próximo, por que não afirmar, com nós mesmos, necessitaremos de duas terras para garantirmos nosso padrão de vida.

Existem alguns cuidados mínimos que podem nos ajudar a proteger nosso planeta e consumir menos os elementos que danificam nosso sistema ecológico:

  • Talvez a troca de sacolinhas plásticas por papel não seja tão eficiente como pensamos, porque a produção do papel emite 70% mais poluentes atmosféricos que a de plástico, mas precisamos descobrir como um descarte mais eficiente das embalagens plásticas.
  • Reciclar papel, vidro e plástico para economizar matéria prima e energia. O melhor é procurar empresas ou instituições que  coletem os lixos recicláveis e encaminhar seu lixo para elas.
  • Desligar o equipamento eletrônico da tomada. 15% da conta de eletricidade de uma residência é devido ao consumo de aparelhos em stand-by. Além de aliviar o peso da conta de luz, reduz o uso de recursos naturais e a emissão de gases do efeito estufa. Lembre-se também do efeito do ar condicionado usado em seu carro e em casa.
Esses são somente alguns dos muitos cuidados que podemos ter para melhorar nosso meio ambiente. Eu já estou disposta a tomar minhas atitudes. E você?

Compartilhe

Deixe seu comentário