Encontro íntimo

Bem vindo!

Este é um espaço para falarmos sobre assuntos que raramente são tratados em público e que considero necessários para uma vida saudável e alegre. Espero que você seja edificado e também se divirta!
Obrigada por sua visita!

Home . Artigos . Psicologia . Superação

Artigos

Superação


Superação

Muito se fala em superação, mas poucos realmente compreendem o que é a não ser quando chega sua vez de atravessar uma dor, uma crise, ou mesmo algumas perdas importantes na vida.

A vida se constitui de eventos inesperados. Alguns bons e alguns ruins. Contudo, mais cedo ou mais tarde qualquer um encontra-se sujeito a se deparar com uma situação que dá vontade de desistir de tudo.

Quantas vezes vemos fotos ou vídeos de pessoas que repentinamente perderam um membro do corpo, ou mesmo nasceram sem certo membro e necessitam travar uma luta constante para superar aquela perda. Alguns lutam e conseguem, outros caem pelo meio do caminho e assumem o papel de vítima da vida sem lutar para vencer a circunstância adversa.

Às vezes me questiono por quê alguém sem pernas pretende participar de corridas, triatlos, esportes radicais, tentar esportes que lhes exigem uma força sobre humana, ou mesmo pessoas que não conseguem mexer nenhum membro do corpo e começam a desenhar com os dentes. Quem não viu o filme “Meu Pé Esquerdo”, ou “Uma Mente Brilhante”, histórias verídicas de pessoas que não se renderam à sua deficiência e lutaram para superá-la, corra e veja, pois vale a pena aprender com esses seres humanos brilhantes e resilientes.

Sim, o nome para esta força que encontram dentro de si para lutarem contra a limitação que seu corpo ou a situação lhes impõe, chama-se RESILIÊNCIA. A CAPACIDADE que um indivíduo tem dentro de si de se adaptar e evoluir ao enfrentar circunstâncias difíceis na vida.

A resiliência faz toda a diferença na vida de alguém. Será que nascemos com ela? Alguns pesquisadores cientistas afirmam que pode ser biológico, mas a maioria dos teóricos concorda que a resiliência necessita de acolhimento, pessoas e situações que ajudem o indivíduo que passa por um evento difícil a lutar, se levantar e seguir adiante.

Pessoalmente, considero que há dois papéis que alguém pode desempenhar na luta contra adversidades: o de vítima, ou o de herói conquistador. Espero que você escolha ser agente de sua própria história e queira ser alguém que supera e vai além dos limites que lhe são impostos por uma deficiência, por traumas, por acidentes que chegam à sua vida repentinamente.

Seja o ator principal de sua peça e supere, sempre!

Silvia Geruza

Compartilhe

Deixe seu comentário