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Os Benefícios do Exercício Físico

Segundo artigo da Folha de São Paulo, 6 de Agosto de 2009, a caminhada regular diminui o LDL (colesterol ruim), aumenta sua fração boa, o HDL, e melhora a sensibilidade à insulina – portanto, reduz o risco de complicações cardiovasculares e diabetes. Assim também como a necessidade do uso de remédios, como antidiabéticos, anti-hipertensivos ou os que controlam o colesterol, cai pela metade em quem anda de 15 a 30 quilômetros por semana.

O exercício também diminui as chances de ter pedras na vesícula, e as mulheres que caminham regularmente têm um risco 23% menor de desenvolver câncer de mama. Se o exercício intenso diminui em 64% o risco de demência senil vascular, mas uma simples caminhada diminui esse risco em 73%. A caminhada também é melhor contra a ansiedade, aumenta a auto-estima e diminui o risco de depressão.

O corpo passa por uma adaptação ao novo ritmo para suportar o exercício, por isso há melhora nas capacidades cardiovascular e respiratória, no perfil lipídico e na capacidade de dilatação dos vasos, entre outros benefícios, diz o fisiologista Paulo Zotgaib, da Unifesp.

DICAS PARA QUANDO FOR ANDAR

  • Nunca caminhe em jejum porque o corpo precisa de combustível para queimar.
  • Coma algo logo após o exercício. Os músculos estão em fase de recuperação, por isto deve-se comer algo leve.
  • Mantenha a dieta balanceada. Consuma pelo menos três porções de frutas e duas de verduras por dia.
  • Para usufruir da caminhada, deve-se andar pelo menos 30 minutos por dia três vezes por semana.

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